Análise de peças IV
- Fernanda Joppert
- 9 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Campanha “Faça sua escolha”, da marca Itaipava.
A próxima análise é da campanha denominada Faça sua Escolha, da marca Itaipava, que é composta por 2 peças, veiculadas em 2015.


Denotativamente, a primeira peça ilustra uma mulher de biquíni vermelho, em uma praia, segurando em uma de suas mãos uma lata de cerveja da marca do anunciante e na outra mão uma garrafa da mesma cerveja com os volumes escritos “300mL” a cima da garrafa, “350 mL” a cima da lata e “600 mL” em frente à modelo, logo abaixo dos seus seios. A outra peça estampa a mesma mulher de biquíni vermelho abraçada a uma lata de cerveja da marca Itaipava e ao longo da sua forma nas costas tem escrito diversos nomes de praias brasileiras
A comunicação não verbal de ambas as peças destaca os elementos: mulher bronzeada, magra, de seios fartos, utilizando biquíni, praia calor, verão.
Como comunicação verbal tem-se os títulos “Faça sua escolha” e “Escolha seu destino”, o slogan da campanha “Itaipava, a cerveja 100%” com a tag #verãoénosso. Tem ainda as indicações na foto: Na primeira os volumes referentes às cervejas que ela segura e abaixo dos seus seios referindo-se ao volume do silicone; na segunda, nomes de praias da costa brasileira no corpo da mulher.
As duas peças exploram a imagem feminina, pois além de aparecer exposta de biquíni, é representada de forma que perde o seu domínio sobre o próprio corpo. Ao mostrar 600 mL abaixo dos seus seios referenciando o volume das suas próteses de silicone, ao lado das cervejas e da frase “Faça sua escolha”, abre a interpretação que é possível optar pelo seu corpo, como um objeto que pode ser escolhido. O mesmo ocorre ao usar a frase “Escolha seu destino”, considerando que cada nome de praia está associado à uma parte do corpo da modelo. Mais exemplos de objetificação do corpo da mulher, que está estampada na peça como um chamativo maior que o produto anunciado, de forma hipersexualizada, que é vista não em posição de consumir a cerveja e sim de servir e expor.
A campanha foi pensada para o público masculino e assim como as demais campanhas analisadas, mesmo tendo o target homens e mulheres, é nitidamente direcionada para os homens, sem nenhum esforço para conquistar o público feminino.
コメント