top of page

Campanhas de cerveja e a representação da mulher

Skol, 2006

Skol, 2006

Itaipava, 2015

Itaipava, 2015

Itaipava 2015

Itaipava 2015

Skol, 2009

Skol, 2009

Itaipava, 2016

Itaipava, 2016

Skol, 2001

Skol, 2001

Itaipava, 2014

Itaipava, 2014

Skol, 1998

Skol, 1998

Skol, 2001

Skol, 2001

Itaipava 2015

Itaipava 2015

Skol, 2015

Skol, 2015

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Skol, 2017

Skol, 2017

Skol, 2017

Skol, 2017

Skol, 2009

Skol, 2009

Skol, 2005

Skol, 2005

Skol, 2005

Skol, 2005

Skol, 2005

Skol, 2005

Itaipava, 2012

Itaipava, 2012

Skol, 2004

Skol, 2004

Buscar

Marcas Skol e Itaipava

  • Foto do escritor: Fernanda Joppert
    Fernanda Joppert
  • 13 de jun. de 2018
  • 4 min de leitura

Um breve histórico das marcas escolhidas

Logo Skol e Itaipava

A cerveja é um produto ligado à imagem, dependendo muito de esforços de marketing e publicidade. De janeiro a dezembro do ano de 2016, segundo Kantar Ibope Media (2017), o setor de cerveja dispendeu R$ 2.639.173,00 em investimento publicitário. Com ampla aplicação, é uma publicidade que possui destaque na mídia e por isso ajuda a construir ou reforçar certos valores, determinados padrões e seus anúncios geram grande impacto.

O primeiro anúncio da primeira grande marca brasileira de cerveja, no jornal “A Província de São Paulo”, foi feito em março de 1889.

Hoje, a cerveja está entre os maiores investidores em publicidade, de acordo com o BNDES.


Escolha das marcas

Foram escolhidas as marcas de cerveja brasileiras Skol e Itaipava por serem marcas de cervejas que apresentam campanhas com destaque nacional, por possuírem histórico de utilização de mulheres em suas campanhas e por aparentarem ter tomado caminhos diferentes em seus discursos após críticas e repercussões de campanhas com tom machista.


Skol

A Skol teve início na Europa em 1964 a partir de uma fusão de quarto grandes cervejarias, dando origem à Skol International. Em sueco, skål, significa “à vossa saúde/à nossa saúde”, expressão que muitas pessoas usam antes de fazer um brinde ao levantarem seus copos. Poucos anos depois, em 1967 a cerveja Skol Pilsen chegou ao Brasil (DIAS, 2015). A Skol Pilsen é uma típica cerveja clara, com sabor leve e suave. Seu teor de amargor é menos acentuado e seu teor alcoólico é médio. Graduação alcoólica 4,7%vol. Hoje é fabricada pela Ambev e pode ser encontrada nas versões lata, long neck e garrafa retornável.


Em relação à publicidade da marca, em 1996, a F/Nazca Saatchi & Saatchi venceu a concorrência, entrando em uma nova fase. Estreou novo slogan nacionalmente e pulou de terceiro lugar em vendas para disputar com a então número 1. No mesmo ano, lançou o primeiro filme de TV explorando o “desce redondo”. Em suas propagandas procura utilizar o discurso jovem, ousado e irreverente. E possível perceber na história de campanhas da marca que o uso da imagem de mulheres é um constante chamariz da marca.


Além das mudanças ocorridas na legislação, o público consumidor de cerveja mudou e as marcas mudam junto com ele. A Ambev, que produz a cerveja Skol, assumiu o passado misógino e mudou a postura em suas campanhas. No dia internacional da mulher de 2017, a Skol lançou uma campanha que dizia “Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais”.

Theo Rocha, 2017, diretor de criação da F/Nazca, agência de publicidade da Skol: "O que a sociedade espera hoje, em âmbito geral, é a verdade, tanto por parte dos políticos, quanto das empresas e também das próprias pessoas. Acreditamos que esse era o momento ideal para fazer essa análise e mostrar ao público que erramos, sim, mas que esse pensamento já faz parte do passado."


Itaipava

A Cervejaria Petrópolis surgiu no ano de 1993 quando um grupo de empresários decidiu se associar e aproveitar o clima ameno e boa qualidade da água da região de Petrópolis – RJ, utilizando os conhecimentos de um mestre cervejeiro e de matéria-prima importada de alta qualidade. No dia 29 de julho de 1994 foi realizada a festa de lançamento da cerveja Itaipava, nome de um distrito da cidade de Petrópolis. A Itaipava era uma cerveja clara, leve, saborosa e refrescante, bastante apropriada para o clima do Rio de Janeiro.

Em 2001 a Itaipava trouxe o mestre cervejeiro Roland Reis da concorrente Brahma, que com toda sua experiência iniciou uma considerável reformulação nas fábricas, renovando maquinários e fixando fornecedores de matérias-primas para que o sabor das cervejas se mantivesse. Em 2002, foi adotado o selo higiênico, uma folha fina de alumínio que cobre a parte superior da lata, proporcionando ao consumidor higiene e segurança contra impurezas e micro-resíduos.


É uma cerveja produzida com malte e lúpulo selecionados que respeitando o tempo certo, a torna uma cerveja clara, leve. A família Itaipava é composta por: Pilsen, Premium, Malzbier, Zero Álcool, além do Chopp (claro e escuro) e Black. Disponível nas versões lata, long neck e garrafa retornável.


Em relação à publicidade da marca, a Y&R é a principal agência do Grupo Petrópolis desde 2012 e é a criadora do conceito “100%”. Além dessa, outras agências fazem parceria, como por exemplo a Artplan, que desde 2016 foi contratada para ser responsável por projetos da marca Itaipava focados no Rio de Janeiro (TURLAO, 2015). Apresenta comunicação voltada para o público jovem, focando no verão. Com o objetivo de consolidar o lema do “100% verão” utiliza a modelo Aline Riscado como garota propaganda nas campanhas criadas pela Y&R.

Assim como a marca da Ambev, o Grupo Petrópolis, da cerveja Itaipava, também está mudando sua postura. Penteado (2017) menciona a gerente de propaganda Eliana Cassandre, que afirma: "O consumidor de hoje não é só consumidor, é produtor de conteúdo. As redes sociais mostram isso.”


Escolha das peças

Para a escolha das peças, foram utilizadas peças impressas das marcas de cerveja brasileiras Skol e Itaipava veiculadas no século XXI.

Foram selecionadas, primeiramente, duas campanhas (uma de cada marca) que tiveram muita repercussão diante do seu conteúdo machista e acabaram sendo tiradas de circulação: uma por suspensão do Conar e a outra por vontade da marca em mudar sua imagem após impacto negativo que a campanha gerou. Coincidentemente, esses anúncios são do mesmo ano, 2015.

Depois de escolhidas as duas campanhas que repercutiram e fizeram levantar questões sobre o machismo e utilização da imagem feminina de forma objetificada, as outras campanhas (uma de cada marca) escolhidas foram anteriores a esses casos mostrando como era o padrão antes disso e campanhas de ambas as marcas veiculadas depois dessa discussão de 2015. Para o período pós 2015 para a marca Itaipava, optou-se por utilizar duas peças: uma de 2016 e outra de 2017, pois elas são muito diferentes entre si e optar por apenas uma delas faria com que ficasse tendencioso para o rumo da campanha.

 
 
 

1件のコメント


Fernanda Cabral
Fernanda Cabral
2018年6月19日

A campanha de 2017 da Skol foi muito comentada mesmo, até por pessoas do meu ciclo que, por mais que não tenham relação com Comunicação ou com a causa feminista, defenderam a mudança de abordagem. Adorei a escolha dessas marcas contrastantes e que pode gerar análises bem ricas!

いいね!

© 2023 por Ad Men. Orgulhosamente criado com Wix.com

Sobre
 

Blog criado como produto de monografia de Publicidade e Propaganda com o objetivo de abordar a temática da evolução do conteúdo machista de duas marcas de cerveja, Skol e Itaipava, no século XXI.

Contato

Deseja entrar em contato comigo sobre dúvidas, sugestões, dicas ou opiniões!? 

É simples, basta preencher o formulário abaixo e logo respondei.

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Black Google+ Icon

Success! Message received.

bottom of page