Análise de peças
- Fernanda Joppert
- 12 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Campanha "Skol Pilsen", da marca Skol.
A primeira campanha a ser analisada é a campanha denominada Skol Pilsen, da marca Skol. É composta por 5 peças, veiculadas no ano de 2005.





Pensando no conceito criativo, qual é o mote dessa campanha? O que ela tem por objetivo transmitir para as pessoas? Qual público ela tem intenção de atingir?
De forma denotativa, as peças ilustram uma mulher de costas com um sutiã, uma mulher experimentando roupa no provador, uma mulher sem roupa com tarja de censura em seus seios, uma mulher abaixada tomando água em um bebedouro e um controle remoto sobre o braço de um sofá.
As peças mostram que, se a pessoa que inventou os objetos mostrados (sutiã, controle remoto, provador, bebedouro e tarja de censura), eles seriam diferentes se essas pessoas bebesse m Skol. Todas as peças mostram que os mesmos objetos seriam voltados para o prazer sexual masculino, utilizando a imagem da mulher de forma hipersexualizada e objetificada.
O sutiã teria um botão eject para que o homem possa tirar o sutiã da mulher; a tarja de censura seria menor e redonda, para que o homem possa ver a mulher trocando de roupa; a tarja de censura seria pequena, mostrando mais o corpo da mulher; o bebedouro seria pequeno e redondo para que a mulher se abaixe para tomar água, mostrando uma mulher abaixada de forma sensual e o controle remoto teria apenas 3 botões: “futebol”, “mulher pelada” e “futebol e mulher pelada”.
Através da comunicação não verbal, utiliza os elementos: mulheres bronzeadas, loiras, magras, de seios fartos, sendo mostradas sem roupa, utilizando lingerie ou roupas curtas. As imagens utilizadas são redondas.
A comunicação verbal também é utilizada em tom machista. O título “se o cara que inventou” parte do pressuposto que apenas os homens criam e inventam os objetos. O slogan da marca “Com Skol tudo fica redondo” faz menção às formas arredondadas utilizada nas imagens
O propósito da campanha é mostrar que as pessoas que bebem a marca de cerveja Skol são criativas, engraçadas, descoladas, buscam o prazer masculino, ou seja, que são os homens que são o público da campanha, pessoas que gostariam de ver esse tipo de situação.
O público alvo em questão é claramente o homem estereotipado: jovem, que gosta de futebol, que trata mulheres de forma objetificada, que acha que exerce poder sobre as mulheres e seus corpos, tendo o controle de tirar seu sutiã, de poder vê-la provar uma roupa. Mesmo o sutiã, sendo um objeto feito para uso das mulheres, é visto de forma que seja fácil para o homem utilizar para o seu prazer.
Chega a ser inacreditável pensar que a veiculação de campanhas assim eram consideradas normais há tâo pouco tempo.
Ainda bem que evoluímos!
Chega a ser inacreditável pensar que a veiculação de campanhas assim eram consideradas normais há tâo pouco tempo.
Ainda bem que evoluímos!
E pensar que esse tipo de "criação" passou pela avaliação de muita gente!!!