Análise de peças VI
- Fernanda Joppert
- 7 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Campanha “Verão Carioca”, da marca Itaipava.
Dando continuidade das análises, a próxima campanha a ser analisada é a campanha denominada Verão Carioca, da marca Itaipava, veiculada no ano 2016.
De acordo com a agência de comunicação integrada Artplan que participou da campanha regional que traz a nova assinatura “Carioca à Vera” é composta por dois filmes para TV, anúncios para mídia impressa, exterior, ações em PDVs e spots em rádio que reproduzem diálogos corriqueiros dos cariocas, além de ações nas calçadas do Rio de Janeiro, e três filmes exclusivos para web com finais alternativos para o filme de TV. O site funcionava como um agregador do conteúdo, expandindo o conceito.

Começando a olhar de forma denotativa, a peça ilustra a modelo da marca, Aline Riscado usando shorts curto e regata vermelha, maquiagem, cabelo feito e sandália de salto, segurando uma garrafa de cerveja da Itaipava. O fundo vermelho e utilizando comunicação não verbal, emprega elementos de verão como desenho de óculos escuros, pé de pato, chinelos, bola e futebol, folha e o desenho da calçada de Copacabana.
Como comunicação verbal, traz uma mensagem grande que diz “a cerveja 100%, em bom carioques, gostosa à vera”
A Campanha é do ano seguinte à de uma campanha que teve grande repercussão negativa da marca, pela utilização da imagem da mulher de forma sensual demais. Ao invés de aparecer de biquíni, a modelo está de roupa, mas ainda é uma roupa curta, que mostra o corpo dela e utiliza a sensualidade. Ela ainda está sendo usada como chamariz da marca, mais destacada que a garrafa de cerveja, não aparece consumindo o produto e sim demonstrando. Outra questão que chama atenção é a palavra “gostosa” estar bem ao lado da modelo, em tamanho moderado, de forma a atribuir sentido dúbio, podendo se referir a cerveja ou a mulher representada. Ainda mais pela expressão utilizada “à vera”, pois para os que já conhecem as campanhas, a personagem da modelo se chama Vera.
Mesmo após as críticas às campanhas anteriores, a marca ainda faz anúncios voltados para o público masculino, utilizando a imagem da mulher de forma objetificada, na posição de subserviência, para atrair a atenção de homens.
Comments